Impostos na conta de Luz

 em Notícias

O Brasil está entre os 20 países com a maior carga tributária mundial, os impostos chegam a 56% do valor da conta de luz.

Segundo pesquisa do IBOPE realizada no final de 2018, 83% dos brasileiros consideram o valor da conta de luz caro ou muito caro. De acordo com alguns especialistas a alto carga tributária do país atinge em cheio a fatura mensal de energia elétrica. Isso por que existem mais de 20 tributações incidentes sobre a conta. Este valor pode ainda aumentar dependendo da região.

Dependendo da época do ano (bandeiras de tarifa de luz), os impostos sobre a conta de luz podem representa até 56% do valor da cobrança. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), afirma que os tributos incidentes sobre a conta de luz são de caráter compulsório, isto é, obrigatórios. Sendo assim, a única maneira de diminuir o valor pago em energia elétrica é economizar no consumo. Em 2017 o Brasil ficou entre os vinte países com a maior carga tributária do mundo. E essa situação até o momento não parece ter perspectiva de melhora, visto que, com a estagnação econômica a principal arrecadação do governo vem de tributação.

Quais são as principais tributações?

Os impostos incidentes diretamente sobre a conta de luz são estaduais, municipais e federais. Entre as principais taxas estão:

  • CIP – Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública. Esta taxa é municipal e serve para custar sistemas de iluminação pública. Como projeto, implantação, manutenção e expansão de redes públicas;
  • ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços. O famoso imposto é de origem estadual e a taxa varia dependendo da região do pais. A arrecadação por parte dele é usada para as mais diversas demandas do estado.
  • PIS/ COFINS – Programa de Integração Social e daContribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Têm como objetivo financias programas sociais do governo.

Estas tributações são apenais alguns motivos pelos quais você paga a sua conta mais caro. Mas nem tudo está perdido, com mudanças de hábitos e implantação de um sistema de geração de energia solar é possível diminuir significativamente a conta de luz. A Ecopro pode te ajudar a diminuir a conta de luz, somos especialistas na fabricação de aquecedores solares. Uma solução que pode auxiliar na hora de economizar em energia, visto que, o chuveiro representa 25% dos gastos com energia elétrica.

Postagens Recentes