Manutenção no Aquecedor Solar: Quando deve ser feita?

 em Notícias

A manutenção do aquecedor solar é muito importante para que ele tenha um bom funcionamento. Muitas pessoas frequentemente têm dúvidas quanto a este assunto e decidimos trazer este conteúdo para que você possa entender melhor. 

O aquecedor solar é considerado um bem durável, mas para que você tire proveito de tudo o que ele pode proporcionar, é necessário realizar certos cuidados. Falaremos sobre eles hoje: 

De quanto em quanto tempo a manutenção deve ser feita? 

Não importa se o aquecedor solar está localizado em uma residência ou um comércio, a manutenção deve ser realizada ao menos uma vez no ano. Mas se houver muito acúmulo de sujeira e poluição, o procedimento dever ser realizado com um espaçamento de tempo menor. 

Como a manutenção do aquecedor solar é feita 

Para realizar a manutenção de um aquecedor solar, é necessário realizar o esvaziamento total do reservatório e realizar a limpeza das placas coletoras ou dos tubos, dependendo do seu modelo, apenas com água e sabão neutro. 

A manutenção de aquecedor solar deve ser realizada no horário com menor incidência de luz solar. Não indicamos o uso de removedores ou qualquer outro produto químico nesse processo, pois eles podem danificar as placas e demais partes do sistema de aquecimento.  

Também devem ser realizados testes de funcionamento da resistência, termostato, válvulas de anti-congelamento, quebra vácuo e válvula de segurança/alivio. 

A manutenção de aquecedor solar pode evitar:  

  • Custos desnecessários com a conta de luz, sendo que a energia solar é de graça e não estará sendo bem aproveitada na sua totalidade.
  • Possíveis vazamentos.
  • Perda de água. Nesses tempos de racionamento e pensamento ecológico, é inconcebível a perda de água;
  • Perda do equipamento por falta de manutenção preventiva.
  • Transtornos diversos pela falta do aquecedor solar em casa.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para mais informações e dicas sobre aquecedores solares. 

Postagens Recentes