Encanamento para aquecedor solar: o que você precisa saber

 em Notícias

O encanamento para receber um aquecedor solar é uma das partes mais importantes neste processo. Ele também ajuda a garantir a eficácia do seu aquecedor, já que pode ocorrer a perda de calor da água dentro da encanação.

Pensando em esclarecer dúvidas comuns sobre esse assunto decidimos criar esse artigo para ajudar você a escolher o encanamento para aquecedor solar.

Por que é preciso escolher a tubulação certa?

O encanamento para aquecedor solar precisa resistir a altas temperaturas, caso o contrário , ele derretera e causará muita dor de cabeça. Atualmente você pode encontrar encanamento de CPVC (policloreto de vinila clorado), de cobre e de PPR (polipropileno copolímero random).

Diâmetro dos canos

O Diâmetro do encanamento para aquecedor solar também tem muita influência na eficiência do sistema. Se o seu diâmetro for muito grande, pode acontecer uma perda elevada de água, além de maior dificuldade para atingir o local de interesse.

Mas canos muito finos podem ter problemas de vasão, com a baixão pressão a experiência do banho pode ser comprometida. A melhor escolha é considerar as necessidades e definir diâmetros específicos para atender ao sistema de aquecedor solar em cada ponto.

Material do cano

Você não pode fazer um encanamento para aquecedor solar com um cano de PVC comum, que todos usam em casa. neste caso o cobre é mais resistente, no entanto é necessário criar um isolamento térmico para que a água não perca calor.

Mas o PPR (Polipropileno Copolímero Random) e CPVC (Policloreto de Vinila Clorado) suportam altas temperaturas e não perdem calor, tornado-se ideal para esse emprego.

Exite também o PEX, uma tubulação flexível fabricada em polietileno reticulado podendo ser utilizada para condução de água fria e quente, gás natural ou gás GLP (gás de cozinha) e ar condicionado.

Distância entre os pontos de consumo

Se o coletor e o reservatório estivem longe de onde você vai utilizar a água quente, é preciso utilizar materiais e dimensões que evitem o desperdício.

Então, é importante pensar em quais são os pontos, onde eles estão, se são mais baixos que a estrutura e assim por diante. Desse modo, já dá para reconhecer as necessidades principais.

Esperamos que esse artigo tenha tirado algumas de suas dúvidas sobre encanamento para aquecedor solar. Aproveite e conheça os nossos modelos de aquecedores.

Continue acompanhando o nosso blog e siga a Ecopro Sustentável nas redes sociais.

Postagens Recentes