O chuveiro gasta muita energia? Veja como resolver esse problema
Nem todo herói usa capa e nem todo vilão usa tapa-olho!
Com o inverno, o chuveiro passa a ser utilizado com maior frequência e isto tem um impacto enorme na sua conta de energia elétrica. Então hoje falaremos mais sobre o consumo de energia elétrica para saber se o chuveiro gasta muita energia.
O quanto você gasta de energia elétrica com o chuveiro?
A potência do chuveiro elétrico depende do modo como ele é usado. No modo inverno (água quente), varia de 4.500 a 6.000 watts. No modo verão (água morna), varia de 2.100 a 3.500 watts.
Como precisamos calcular o consumo por hora (KWh), dividimos esses valores por 1000. Depois, usamos a seguinte regra:
Consumo = (potência em watt/1000) x (tempo) número de horas = total em KWh
Ou seja, você vai dividir a potência por mil e depois multiplicar esse resultado pelo número total de horas de uso.
Então, um chuveiro com potência de 5.500 W que for utilizado por 2 horas, consumirá um total de 11 kWh (5.500w/1000 X 2 = 11 kWh).
(Fonte: zoom.com.br)
Como diminuir o uso de energia elétrica no banho e economizar?
Existem algumas táticas para que você economize energia elétrica, anote:
Diminuir o tempo do banho: Quanto mais tempo você levar no banho, maior será o consumo de energia elétrica. Em muito casos, 5 minutos podem ser suficiente.
Fechar o chuveiro para se ensaboar: Parece obvio, mas muitas pessoas não possuem esse de deixar o chuveiro ligado enquanto se ensaboa.
Modo verão ou desligado: Nas épocas mais quentes, deixe o chuveiro na posição verão. Se possível desligue por completo. Na indicação “inverno”, o consumo de energia é 30% maior, em média. Isso acontece porque as posições “inverno” e “verão” regulam a passagem da corrente elétrica, necessária para aquecer a água.
Tenha um aquecedor solar em casa: O aquecedor solar é a melhor saída para quem quer economizar energia elétrica. O Aquecedor solar a vácuo acoplado é o modo mais simples, barato e eficiente de aquecer água. Ele pode ser instalado em qualquer lugar, desde uma pequena residência, até comércios, industrias, casas de campo e propriedades rurais.