O impacto atual da sua conta de energia elétrica

 em Dicas

Com muitas família confinadas em suas casas, o consumo residencial de energia elétrica deve ter um aumento significativo. Há também as empresas que estão paradas, por determinação do governo, e ainda possuem encargos com energia elétrica. Como você pode ver, cada um tem questões diferentes para lidar neste momento, mas daremos dicas e notícias para consumidores residenciais e empresariais para se organizarem durante esta crise.

Residências

Hábitos simples podem evitar desperdícios e reduzir o consumo. Nós já falamos de algumas dicas de economia que você pode por em prática para economizar na sua conta de energia. Trouxemos ainda mas dicas para que você e sua família possam se preparar, assim não terão surpresas com o consumo no fim do mês:

Geladeira

Deve-se evitar abrir e fechar várias vezes e não guardar alimentos quentes em seu interior. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa desperdício de energia.

Ar condicionado

Nos casos de aparelhos que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23° e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar.

Iluminação da casa

Evite ligar as lâmpadas durante o dia. Dê preferência as lâmpadas de LED que são mais econômicas.

Televisão

Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada, você pode programa-la para desligar automaticamente.

Ferro elétrico

Acumule grande quantidade para passar de uma vez só e utilizar o equipamento com a temperatura indicada para cada tipo de tecido.

Lavadora de roupa

Acumule uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez. Use a capacidade máxima da máquina.

Computadores e notebooks

Utilize o recurso de economia do monitor e desligue quando ninguém estiver usando. Evite o modo stand-by, pois também consome energia.

Carregamento de celulares

Não deixar os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho.

Selo Procel de economia

Uma das principais recomendações é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.

 

Saiba como utilizar energia solar em sua casa.

Empresas

Uma matéria do Jornal Estado de Minas afirma que “Com mais pessoas em casa por causa do isolamento social necessário para conter o coronavírus, é possível imaginar que o consumo de energia elétrica aumentaria nesse período. Mas não é isso que números da Cemig mostram, pelo menos por enquanto. Segundo a companhia, até 28 de março, o consumo de energia elétrica no mês em Minas Gerais foi de 6.153 Megawatts (MW). Enquanto isso, o consumo de janeiro foi de 6.182 MW, e de fevereiro de 6.308 MW.”

Segundo a Cemig, “O motivo para a expectativa de baixa, de acordo com a Cemig, seria a redução da atividade da indústria e comércio, que consomem mais energia elétrica que as residências. Ou seja, um possível consumo maior nas casas foi compensado por uma redução nesses estabelecimentos, que foram em sua maioria impedidos de funcionar.”

Microempresas

As microempresas dos setores afetados pela crise terão seu débitos parcelados em até seis vezes sem juros. Essa medida atenderá os clientes que formalizarem a solicitação junto a Cemig através da opção que será disponibilizada nos canais virtuais que disponibilizaremos em breve. (Comunicado CEMIG)

Quer acompanhar mais notícias sobre o mundo da energia elétrica e energia solar, continue acompanhando nosso blog!

Postagens Recentes