Precisamos Falar sobre Respeito no Dia Mundial do Meio Ambiente
No dia 5 de junho é comemorado no mundo inteiro o dia do Meio Ambiente. A data foi designada em 1972, durante uma conferência da ONU. 46 anos depois, esta data carrega ainda mais significado e chama a atenção de todos para o nosso bem mais precioso: a natureza.
O Planeta está em situação crítica e precisamos tomar iniciativas que diminuam o impacto de décadas e décadas de consumo inconsciente e irresponsável. Essas iniciativas emergenciais são o que podem garantir a sobrevivência das nossas futuras gerações.
A conscientização e sensibilidade de todos por essa causa é o primeiro passo que podemos dar rumo a preservação do Meio Ambiente. O respeito pela natureza é o sentimento que dará início às mudanças de comportamento necessárias.
O que podemos fazer?
Individual e coletivamente, podemos tomar atitudes simples, mas que são de extrema importância. Como o consumo consciente e a exigência do cumprimento de leis por parte dos órgãos governamentais. Vamos detalhar algumas atitudes que contribuem diretamente para o bem-estar do meio ambiente.
Consumo consciente
O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental.
O consumismo é um dos grandes vilões e contribuidor para os altos níveis de poluição em todo o mundo. Quanto mais se compra, mais se gera lixo. A situação se agrava quando nos deparamos com descarte ineficiente e a falta de iniciativas que reciclem os resíduos que geramos.
Quando passamos a consumir somente o necessário e sem desperdícios, estamos fazendo um favor ao nosso planeta às futuras gerações. O consumo consciente pode ser praticado de diversas maneiras, inclusive no turismo. Anteriormente falamos sobre turismo sustentável e você pode conferir o texto clicando aqui.
Fontes Alternativas de Energia
As fontes de renováveis de energia, como a energia solar e eólica, são uma excelente contribuição. Elas não poluem e vêm ganhando cada vez mais força nesses tempos de conscientização ambiental. Essas tecnologias estão cada vez mais baratas e acessíveis, um bom exemplo são os nossos produtos.
A mais acessível delas é a energia solar, no Brasil ela começa a dar seus passos, mas não há dúvidas que veio para ficar. A quantidade de instalações vem crescendo e isso contribui com a geração de empregos e com a realidade energética do país. Conheça um pouco mais sobre as soluções Ecopro:
Energia Fotovoltaica
Esse é o mais comum e tem o menor custo de instalação. Primeiro você consome a energia gerada pelos painéis solares e durante o período que eles não estão gerando energia, você utiliza a energia da concessionária.
Pode acontecer de você produzir mais energia do que pode consumir, e nesse caso você pode vender a sobra para a concessionária e esse valor ser descontado da sua cobrança. Saiba mais clicando aqui.
Aquecedores Solar a Vácuo
Como o próprio nome diz, o sistema de aquecimento (tubos a vácuo) é integrado (acoplado) ao reservatório de água (Boiler). Esse sistema tem o menor custo de aquisição e instalação, proporcionando até 70% de economia no aquecimento de água.
Nossos aquecedores usam tubos de vidro a vácuo para aquecer a água até 90 graus Celsius. Isso acontece pois o índice de absorção de radiação solar dos tubos a vácuo fica entre 94% e 96%. Os aquecedores comuns atingem apenas 60%.
Celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente
Em 2018 as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente acontecerão na Índia. Para a ocasião será usado o tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”. O objetivo é chamar a atenção de governos, empresas e cidadãos para o consumo de produtos à base de plástico, principalmente os descartáveis. O consumo de materiais descartáveis em larga escala é responsável pela contaminação dos oceanos e prejudica a vida marinha e a nossa saúde.
“Ao longo da última década, a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta e, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. Metade do plástico consumido pelos humanos é de uso único e, anualmente, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos — é como se a cada minuto despejássemos nos mares a carga inteira de um caminhão de lixo plástico. O material representa atualmente 10% de todos os resíduos gerados pelo homem”. (Informações da ONU)
Faça a diferença!
Em um mundo de mudanças constantes, precisamos evoluir o nosso pensamento e comportamento. Mais do que nunca é preciso rever nossas atitudes e tomas iniciativas pensando no coletivo. Só assim faremos a diferença para as gerações futuras e a natureza do nosso planeta.
Hoje é possível produzir a sua própria energia de forma limpa, sem degradar o meio ambiente. Temos meios mais que suficientes de fazermos a coleta seletiva de nossos resíduos, reciclar e reaproveitar o que antes era considerado lixo. É tudo uma questão de fazer diferente das gerações passadas.
Junte-se a nós, faça a diferença!