Energia solar também é eficiente em cidades menos ensolaradas

 em Notícias

Diferentemente do que muitos pensam, não são necessários dias ensolarados para gerar energia solar. O que se precisa é de radiação solar. Assim, ainda que os dias sejam predominantemente nublados, os raios solares ultrapassam as nuvens e conseguem atingir os painéis fotovoltaicos, gerando energia.

Nos dias muito frios, mas ensolarados, com céu azul, é possível gerar energia tanto quanto em dias quentes de verão com a vantagem de não superaquecer as placas. Na região sul do Brasil, por exemplo, que tem clima mais temperado, com verões menos quentes, em geral, os painéis fotovoltaicos não sofrem superaquecimento, o que ocorre nas áreas muito quentes. Além disso, as temperaturas muito altas fazem com que o painel perca eficiência e tempo de vida útil. Por isso, em locais de clima temperado o tempo de vida útil dos painéis fotovoltaicos é maior.

De forma geral os sistemas fotovoltaicos são uma boa alternativa para economizar na conta de luz. Entretanto, é preciso ter tudo na ponta do lápis, uma vez que cada consumidor pertence a uma categoria tarifária, que impacta na quantia paga pelo quilowatt/hora, de acordo com as classes. Existem diferentes fatores que devem ser verificados para se chegar à conclusão do payback, que é o tempo estimado para a compensação do retorno do investimento.

Postagens Recentes