Nova Usina de Energia Solar em Minas
Um Marco Sustentável
Amanhã, dia 23 de Junho, será inaugurada uma usina de geração de energia solar em Minas Gerais. Ela terá capacidade de gerar o necessária para abastecer cerca de 860 casas na cidade de Santa Rita do Sapucaí. O local da instalação usina será a Escola Técnica Eletrônica Francisco Moreira Costa (ETE FMC).
Ela foi construída durante o período de 2 anos e serão utilizados 4,2 mil placas de captação de energia solar. O investimento para a implantação é de R$ 5 milhões.
O Alexandre Loures Barbosa, diretor geral da ETE FMC, afirmou em entrevista ao site G1: “Hoje a energia fotovoltaica é a que mais cresce no país em termos de geração. Estamos dobrando a cada ano o número de usinas que são construídas. A ETE está abrigando em 14 mil metros quadrados a geração de 1.1 MW. Toda essa energia gerada no nosso colégio será suficiente para abastecer os colégios e uma faculdade dos jesuítas no Estado de Minas Gerais.”
A usina também servirá como um grande laboratório para os alunos da escola e os moradores da região. “Nós queremos divulgar essa tecnologia, nós queremos mostrar para a população como é uma tecnologia de geração barata, limpa. E ao mesmo tempo, capacitar os nossos técnicos para esse mercado que está crescendo cada vez mais. A produção dessa energia no país está crescendo muito. A expectativa até 2030 é que a energia gerada pelo sol, percentualmente, seja de 10% de toda a energia gerada no país. Hoje ela é torno de 1%”, diz o diretor.
Além da usina, também foram construídos laboratórios equipamentos solares para projetos sociais junto a comunidades carentes.
A tendência é que mais projetos como este surjam por todo o país. A energia solar é a que mais cresce no mundo todo e está cada vez mais acessível para os consumidores residências. Você pode solicitar um orçamento conosco e descobrir que economizar na conta de energia elétrica e ajudar na preservação do meio ambiente é uma realidade que cabe em seu bolso.