Obstáculos para o aumento da energia solar no Brasil

 em Notícias

Geograficamente o Brasil é um lugar privilegiado, provavelmente nenhum outro país tem as características tão boas para a captação de energia solar.

Mas certos interesses impedem que o Brasil aproveite todo o seu potencial energético e essa é uma denúncia da ABSOLAR, Associação Brasileira de Energia Solar.

As dificuldades

Existe um lobby do velho setor elétrico, representado por entidades que representam as distribuidoras, que colocam obstáculos no desenvolvimento da energia solar. Elas fazem isso buscando pressionar autoridades a retroagir de novas regulamentações que visam impulsionar o mercado de energia solar.

Você pode produzir energia solar em sua casa, isso faz com que a produção fique descentralizada e fora do alcance das grandes empresas que geram energia hidrelétrica no país.

Atualmente existem apenas 44 mil sistemas de geração solar distribuída no Brasil, ou 0,05% do total, e esse valor vai chegar a somente 880 mil até 2024, ainda menos de 1% do total.

Isso significa que as empresas não deveriam se preocupar com essa proporção, já que o aumento no número de consumidores totais da rede é de 1,8 milhão por ano, muito mais do que o crescimento da energia solar.

Exemplos para seguir

Um exemplo de como a geração individual é positiva é a Califórnia, onde os investimentos da população em geração distribuída trouxeram uma economia de quase três bilhões de dólares para os consumidores daquele estado.

Isso graças ao cancelamento de 20 projetos de transmissão energética, que não precisaram mais ser implantados, já que as pessoas já estavam produzindo a própria energia, e a redução de 21 projetos de reforço de rede que já existiam, pois ao invés de aumentar o consumo da rede, as pessoas começaram a produzir em casa a energia e até revender.

As vantagens da energia solar

Começando pelos benefícios para o planeta, que são muitos. Se todos utilizassem energia solar, não seria necessário inundar áreas florestais enormes para a utilização de hidrelétricas e outras energias. E as energias renováveis reduzem a emissão de gases causadores do efeito estufa, porque não queima combustíveis fósseis, sendo assim uma energia limpa. Além de utilizar uma fonte de energia inesgotável e gratuita, o sol. Elas também oferecem menos riscos que a energia nuclear, por exemplo.

Já na utilização domiciliar, também tem várias vantagens. Entre eles, a manutenção, que é mínima. E também, o tempo de uso, depois de instalada a placa tem vida útil de 25 anos. Outro aspecto positivo é que as placas ocupam pouco espaço, sendo colocadas no telhado. Elas também são de fácil instalação, o especialista vai até a residência e em poucas horas já está tudo pronto. Talvez o ponto mais positivo seja a economia, já que a energia solar ajuda a diminuir muito o valor da conta de luz. O preço de investimento se paga em pouco tempo, e a partir disso é só economia.

 

Postagens Recentes