Minas Gerais lidera a geração de energia solar no Brasil

 em Notícias

Minas Gerais é o estado que mais gera energia por meio de usinas fotovoltaicas no país. O estado já alcançou 102 MW gerados com energia solar com dezembro de 2018.

As informações são da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar) e representam 22% da geração distribuída do Brasil. Em segundo lugar vem o Rio Grande do Sul,. com 70MW, seguindo pelo Estado de São Paulo, que gerou 56MW. “O principal motivo dessa liderança é que Minas Gerais tem legislação estadual com os melhores incentivos tributários para  a geração distribuída do país’, afirma o presidente da Absolar, Rodrigo Lopes Sauaia.

Ele se refere à isenção da ICMS para usinas de todas as modalidades de geração solar até 5MW, incluindo cooperativas, consórcios e condomínios, e a isenção do ICMS na fabricação de equipamentos e componentes.

Em Minas Gerais já foram investidos mais de R$650 milhões no desenvolvimento de projetos de geração distribuída, entre 2012 e 2018. Na geração de grandes usinas, minas gerais também tem uma situação de destaque, culpando o terceiro lugar com 683 MW de geração fotovoltaica, atrás do Piauí, com 690MW de geração, e da Bahia, com 794MW. “Minas Gerais vai receber, até 2022, mais de R$ 3 bilhões de investimentos em grandes usinas solares”, afirma Sauaia.

Crescimento

A energia solar representa hoje menos de 1% da matriz energética brasileira. “As distribuidoras tratarem a energia solar uma ameaça está fora da realidade”, afirma Sauaia, que defende a manutenção das atuais regras tarifárias, que não beneficiam quem gera energia fotovoltaica.

“Alterar a regra agora não é interessante, porque a participação da energia solar é pequena. O papel do setor agora é gerar investimentos na geração distribuída e trazer benefícios líquidos, como postergar uso de térmicas e diminuir emissões de carbono e trazer previsibilidade para o mercado”, afirma Sauaia.

Veja a matéria na íntegra clicando aqui.

Postagens Recentes